top of page
Earth System Caring.png

Título do Projeto: Earth System Caring – Cuidar do Sistema Terrestre e Valorizar o Património Natural
Coordenador de Projeto: Paulo Magalhães
Data de início: 01-02-2022

End Date: 

Promotor do Projeto

chh.png

Parceiro do Projeto

talento.png

Centros Talento

Descrição do Projeto

Desenvolvimento de uma parceria com uma instituição com um trabalho de grande mérito social para dar resposta ao desígnio da sustentabilidade na sua plenitude e um maior contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 
A instituição escolhida foi O Calvário - casa para acolhimento de doentes incuráveis, pobres e abandonados. Esta instituição foi criada na Quinta dos Condes de Resende, família de Eça do Queirós, que foi doada para a “Obra da Rua” do Padre Américo em 1954, situada na freguesia de Beire, concelho de Paredes, no distrito do Porto. O Objetivo desta doação foi a recuperação da quinta em estado de abandono para acolhimento rapazes portadores deficiência física e/ou mental “Casa do Gaiato” (20 utentes) e, de doentes incuráveis com necessidades de cuidados continuados e excluídos socialmente (40 utentes). Esta instituição não recebe qualquer apoio do Estado Português, apenas vive dos donativos, das publicações com edição regular, e das parcas reformas dos seus utentes. Todo o apoio técnico é desenvolvido de forma voluntária e muito dedicada pelos filhos (seguidores) da Obra do Padre Américo.


Existe uma área com cerca de 20ha com necessidade de rearborização que se encontra degrada e com espécies exóticas e invasoras (eucaliptos, acácias, etc.) que necessitam ser controladas. Esta área será recuperada com reintrodução de espécies autóctones, nomeadamente carvalhos, sobreiros, azinheiras, medronheiros, etc. Esta recuperação potenciará o aumento da biodiversidade e dos serviços de ecossistema, desta área e de toda a região, e servirá de campo ocupacional e terapêutico para os seus utentes.

Objetivos Principais

  • Melhoria da composição florestal e do ordenamento do território;

  • Conservação, promoção e estudo sobre as espécies florestais autóctones; 

  • Promoção do aumento da biodiversidade florística e faunística nas áreas de intervencionadas;

  • Promoção dos ODS e sua aplicabilidade no contexto recuperação e gestão do território natural; 

  • Regeneração de solos degradados; 

  • Fomento da regeneração natural de espécies autóctones e potenciação dos bancos de sementes;

  • Aumento da resiliência do território ao fogo e a eventos climáticos extremos; 

  • Combate à desertificação física dos solos e o aumento da biodiversidade;

  • Produção de conhecimento científico, disseminação e aplicação prática sobre a recuperação, preservação e remuneração de ecossistemas;

  • Formação de proprietários, agricultores e técnicos de gestão florestal, sobre as melhores práticas de modelos silvicultura e agrofloresta, que permita uma exploração sustentável de povoamentos florestais biodiversos, constituídos por espécies autóctones, com níveis de rendibilidade interessantes associados à sua gestão e manutenção;

  • Constituição de projetos demonstrativos de modelos de desenvolvimento que valorizem o capital natural e os serviços de ecossistemas, permitindo a remuneração dos benefícios que decorrem da gestão dos serviços prestados por esses ecossistemas, nomeadamente, para a regulação do Sistema Terrestre, e no desenvolvimento social e económico das comunidades.

Equipa Técnica

Este projeto é constituído por uma equipa técnica experiente, dirigida pelo Paulo Magalhães que foi o criador e coordenador (até 2016) dos projetos Condomínio da Terra, Green Cork, Criar Bosques e Floresta Comum da Quercus e atualmente é fundador e Diretor Geral da CCH; o Pedro Sousa assume a responsabilidade técnica deste projeto, é o atual coordenador do projeto Floresta Comum e Green Cork na Quercus e foi técnico no projeto Futuro – 100.000 árvores. A equipa é ainda apoiada por mais duas técnicas científicas, Gabriela Morello com pós-doutoramento e Ana Guimarães com mestrado em ambiente e a técnica de comunicação Claudia Paiva com larga experiência e licenciatura na área.

  • Produção de uma brochura digital para enviar a todos os participantes explicando o âmbito do projeto e o seu impacto ambiental, social e económico e os contributos gerados para os ODS (brevemente disponível).

  • Produção de um vídeo com a execução dos trabalhos, o envolvimento dos voluntários e o resultado obtido, como recurso de comunicação a disponibilizar aos parceiros, apoiantes e comunicação social (brevemente disponível).

  • Participem e inscrevam-se aqui na bolsa de voluntários onde poderão participar numa ou em várias ações de voluntariado a desenvolver ao longo do ano, nomeadamente:

  • Plantação: ações onde os voluntariados são desafiados a plantar árvores de espécies autóctones da região, onde são transmitidas as boas práticas de plantação para cada uma das espécies, desde abertura da cova até à instalação e proteção da árvore plantada.

  • Manutenção: os voluntários são desafiados a realizar trabalho analítico sobre as condições a repor como a limpeza da vegetação de espécies prejudiciais em volta de cada árvore, reposição do tutor, reconstrução da caldeira, etc. para garantir as melhores condições de proteção e cuidado para que a árvore se desenvolva de forma saudável.

  • Monitorização: nestas ações os voluntários colaboram na observação e contagem das árvores existentes de cada espécie e do seu estado de desenvolvimento com captação de imagem do desenvolvimento das plantas. 

 

Pode acompanhar a área em recuperação ecológica, assim como, as ações realizadas, a evolução das árvores e do povoamento, os impactos positivos produzidos e as ações corretivas a implementar. Relatório de acompanhamento da área intervencionada em 2022.


 

Para mais informações poderão entrar em contacto para o e-mail pedro.sousa@commonhomeofhumanity.org ou pelo Telm: 912554432
 

bottom of page