Logotipo__territorios_sustentaveis-01.jpg
Logo ENEA Horizontal.jpg
-FA-LOGO-CORES-ASSINATURA-02.jpg
Digital_PT_4C_V_FC_AmbienteAC.png

Título do Projeto: Território Sustentável
Coordenador de Projeto: Paulo Magalhães
Data de início: 2021-07-01
End Date: 2021-11-30

RESUMO

Numa sociedade em estado de alerta no que respeita aos efeitos visíveis das alterações climáticas no nosso planeta, é crucial haver cidadãos informados e despertos para a mudança de atitudes ambientais para que adotem comportamentos a favor do ambiente e atuem, em consciência, colocando em prática competências para a ação. Os cientistas do Sistema Terrestre alertaram para a atual trajetória que o planeta Terra está a seguir, para um caminho de aquecimento em direção a pontos de inflexão planetária para além dos quais as alterações climáticas não podem ser revertidas [1,2]. Portugal é especialmente vulnerável aos impactos negativos das alterações climáticas devido à sua localização geográfica no sul da Europa [3–8]. Neste cenário, promover a literacia ambiental é certamente uma via urgente e necessária para informar e despertar os cidadãos portugueses. Neste contexto a ENEA 2020, estabeleceu três pilares: descarbonizar a sociedade; tornar a economia circular; valorizar o território. Efetivamente, valorizar o território é valorizar a economia e a sustentabilidade do uso que dele é feito no longo prazo.

Para valorizar o território é fundamental acautelar, entre outros aspetos, a redução da poluição da água, do ar e do ruído ambiente, fatores importantes para assegurar a qualidade de vida nas cidades e a saúde das populações. A atmosfera e hidrosfera são parte de um Sistema Terrestre indivisível e esgotável, altamente interconectado [9], do qual as sociedades humanas dependem para viver. Portanto, uma dimensão enorme do desafio de promover a literacia ambiental, que os cidadãos portugueses enfrentam no mundo em emergência climática, é o desenvolvimento da consciência da inextricável interdependência que o uso de um mesmo Sistema Terrestre indivisível e esgotável, gera numa escala global. A consciencialização dos cidadãos sobre o Sistema Terrestre altamente interconectado e o impacto de suas atividades sobre o Sistema determina como a sociedade o perceciona e intervém para o restaurar e o manter em bom estado de funcionamento. Um Sistema Terrestre num bom estado de funcionamento com um clima estável é um bem comum global vital da humanidade e deve ser visto e gerido como tal, porque os indivíduos apenas irão proteger o que percebem e valorizam [10].

O projeto pretende consciencializar os cidadãos portugueses sobre conceitos de redução da poluição da água, do ar e do ruído ambiente através de uma abordagem sistémica, considerando o Sistema Terrestre como um todo interconectado e, também, contribuir para a prossecução das medidas #3, #4, #5, #9, #10, #11, #12, #14 e dos ODS: 3. Saúde de qualidade; 6. Água potável e saneamento e 11. Cidades e comunidades sustentáveis.

OBJETIVOS

•  Promover o consumo de água da torneira;

•  Sensibilizar para a importância de mudar comportamentos;

•  Envolver e mobilizar os cidadãos para a adoção de comportamentos sustentáveis;

•  Aumentar o nível de literacia sobre a temática;

•  Sensibilizar os mais jovens, para a importância de preservar o planeta e o recurso água.

•  Promover a sensibilização e motivação do público-alvo para ações participativas em que os professores se assumam promotores e executores das mesmas;

•  Motivar diretamente os professores para a adoção de atitudes e comportamentos efetivos no âmbito das temáticas a explorar, enquanto promotores referenciais do processo ensino/aprendizagem com os seus alunos.

AÇÕES:

Sessão de Lançamento

Webinar de Lançamento do Projeto Território Sustentável sobre o tema Cidades e comunidades sustentáveis – Problemas e soluções

Dirigido a técnicos de municípios, professores e público em geral, e com o objetivo de promover a realização de iniciativas de reflexão e debate de dimensão nacional sobre a transição das cidades e comunidades, este evento online contará com um painel de especialistas que irá debater os problemas e também apresentar soluções para que efetivamente haja uma transformação nas comunidades. 

Pode assistir ao webinar aqui.
 

image001.jpg

Desafio 60 Dias 60 Gotas – Publico em geral

O consumo de água pode ser diferente em cada agregado familiar, mas é importante reduzi-lo, tanto para benefício do planeta, com um Sistema altamente conectado, como da carteira. Ao  aderir a este desafio será acompanhado e aconselhado durante 60 dias. No início, far-se-á um levantamento do consumo mensal médio e no final dos 60 dias, e se seguir todo o nosso aconselhamento verá uma redução significativa na sua fatura. Se for uma das 20 famílias que apresente melhores resultados receberá gratuitamente um redutor de caudal. Junte-se a nós.

Inscreva-se já respondendo a este breve inquérito https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8UVnmzp-lvbRQrkZ0WIA7Ya2jT-ewupnWsE8v7ak3P2Eaew/viewform

Nota: Os seus dados não serão usados num âmbito diferente daquele que está aqui definido, nem cedido a terceiros.

H2o VR – Programa de Educação Ambiental – Comunidade Escolar

Vivemos numa era digital, e a Robótica apresenta-se como uma mais-valia na construção do conhecimento, pois é através dela que, de forma lúdica, prazerosa e desafiadora, os alunos se sentem motivados para aprender. Através do programa H2o VR os professores estão disponíveis os seguintes materiais pedagógicos dinâmicos nos seguintes links:

E-book Cidades e Comunidades Sustentáveis

E-book Ar

E-book Água

E-book Ruído

 

4 Cartazes que Ganham Vida

Para visualizar os 4 cartazes com a realidade aumentada é necessário descarregar a aplicação Artivive para o telemóvel e após abrir aplicação apontar para cada um dos cartazes.

Cartaz Cidades e Comunidades Sustentáveis

Cartaz Ar

Cartaz Água

Cartaz Ruído

Vídeo Educativo sobre os recursos hídricos.

Eco break – Boas práticas ambientais - Público em geral

A água engarrafada durante o seu transporte ou armazenamento, pode estar sujeita a altas temperaturas, promovendo uma reação química na qual ocorre a libertação de constituintes de plástico, nomeadamente ftalatos e bisfenol, enquanto que a água da torneira é tratada e segura. É fundamental mostrar aos cidadãos as vantagens de beber água da torneira. Esta ação, pretende, através de 10 episódios em vídeo, pedir para que todos façam uma pausa e reflitam. Cada programa, tem cerca de 2 minutos e mostra o que se deve ou não fazer para promover o consumo sustentável da água da torneira.

1 – Sanita e banca não são caixote do lixo

2 – Beber água da torneira é seguro

3 – Lixo Marinho;

4 – Move-te de forma sustentável

5 – Água – Não a desperdices

6 – Preserva o planeta

7 – Aproveita a água enquanto ela aquece

8 –  Reduzir o desperdício

9 – Medicamentos é na farmácia

10 – Poluição do ar

Voluntariado – Sessão de formação

As equipas de voluntários informais, ONGs e escuteiros assumem um papel importante junto dos cidadãos, dada a sua proximidade. Por essa razão, constituem-se um bom aliado na transmissão de informação-chave aos cidadãos. Serão realizadas ações de sensibilização online, onde se abordarão temas essenciais, nomeadamente:   

  • Impactos das descargas no saneamento de objetos ou materiais não adequados ao tratamento de águas residuais ou à deposição incorreta de resíduos nos equipamentos de recolha,  

  • Explicação detalhada das faturas de água, de modo a que os cidadãos compreendam que o valor que pagam é o adequado para o serviço prestado, destacando todos os processos a montante da torneira. 

Paralelamente, será disponibilizado um folheto via e-mail a todos com dicas importantes a respeito do uso do esgoto, sensibilizando para a problemática do lixo marinho.

Exposição itinerante - ONGAS e EqEA

Será criada e produzida uma exposição itinerante passível de ser solicitada por qualquer ONGA, Estabelecimento de Ensino e Escola de Educação Ambiental sobre o impacto da qualidade do ar, ruido ambiente e água na saúde e na sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades e no planeta, através de uma abordagem sistémica ao Sistema Terrestre como um todo altamente interconectado.

Links para os 4 rollups disponíveis:

Água / Ar / Cidades e Comunidades Sustentáveis / Ruído

Para requisitar basta enviar um e-mail para pedro.sousa@commonhomeofhumanity.org e será enviada de acordo com a disponibilidade para o local pretendido.