top of page

Conferência “Clima Património da Humanidade”

A Conferência “Clima Património da Humanidade” decorreu com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, e contou na sua sessão de abertura com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Dr. Duarte Cordeiro e o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Dr. Zacarias da Costa. Este evento realizado em formato híbrido nos dias 28 e 29 de Outubro de 2022, no auditório da sede da Vodafone Portugal em Lisboa, contou com a participação de Maria Fernanda Espinosa, ex-Presidente da 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas e ainda com a participação online de Izabella Teixeira, Ex-Ministra do Ambiente do Brasil e Co-Chair International Resource Panel (UNEP).


Aceder ao programa do evento aqui.


A conferência incluiu vários debates sobre os temas “Por que é preciso reconhecer o clima como património comum?”; “É possível restaurar o património comum?”; “O contributo das vozes de língua portuguesa para a construção do património comum”; “O sistema multilateral perante a proposta de construção do património comum”.


A organização do evento foi da responsabilidade do Grupo de Missão para o Reconhecimento do Clima como Património Comum da Humanidade, a Universidade do Porto, a Business as Nature, o Centro de Investigação Jurídico-Económica da UP e a Eurocean, liderado pela Associação Casa Comum da Humanidade, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, da CPLP e do CNADS.


Veja as imagens de alguns momentos que marcaram os dois dias da Conferência.




113 views
bottom of page