top of page

Conferências “Sustentabilidade do Planeta e o papel das Instituições de Ensino Superior” em debate na Universidade de Aveiro


A atual Presidente da CCH, Sara Moreno Pires, apresentou a comunicação intitulada “Clima Estável como Património Comum da Humanidade - o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na consolidação da Lei do Clima Portuguesa" na sessão do Ciclo de Seminários sobre Sustentabilidade que decorreu na 4ªfeira, dia 7 de Fevereiro, no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro.


É fundamental, garante Sara Moreno Pires, "reconhecer o clima estável como património comum da Humanidade, para definir medidas efetivas e conseguir efeitos", garante a docente no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA e Investigadora da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP).


Foi nesse sentido que Portugal deu um passo inovador ao ser o primeiro país a fazer esse mesmo reconhecimento e a criar uma Lei de Bases do Clima. Foi também por isso que nasceu, no Porto, a "Casa Comum da Humanidade". Porém, esta é uma missão que "não tem fronteiras, que cabe a todos abraçar", como explica Sara Moreno Pires que acrescenta, ainda que "a forma como se faz investigação é dos pontos de partida, visto que assume um papel muito relevante para avançar novos caminhos e gerar mudança social". Por isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel fundamental.


A comunicação foi seguida de debate entre mais de meia centena de participantes, na Sala de Atos, no edifício central e da Reitoria da Universidade de Aveiro.


Mais informações disponíveis aqui.




28 views

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page